BLOG

Entenda o que a prova do Enem espera de você

27/07/2017

 

 

Quando você vai prestar um vestibular, sabe de antemão que será cobrado pela matéria que aprendeu na escola durante o Ensino Médio. E no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente: o que é cobrado na prova é o conteúdo que você aprendeu na escola. Mas o Enem cobra esse conteúdo de uma forma própria, com a sua “cara”. O exame é focado na compreensão do estudante em relação ao que lê e em sua capacidade de raciocínio.

 

A base do Enem está descrita na Matriz de Referência do exame, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como espinha dorsal as cinco competências que se espera de todos os estudantes:
 

1. Dominar linguagens;

2. Compreender e interpretar fenômenos;

3. Solucionar problemas;

4. Construir argumentação;

5. Elaborar propostas.
 

A seguir, exemplificamos o que são essas competências, com base em questões do Enem 2014. Na prática, cada questão da prova pode avaliar o domínio de uma ou mais competências. Escolhemos questões que possuem predominantemente uma das cinco competências.

 

Competência 1: Dominar linguagens
O primeiro eixo prevê “dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa”. Ou seja: a palavra “linguagem” é usada aqui em sentido amplo, não se restringindo apenas à escrita. Inclui também a compreensão de diagramas, gráficos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges etc.  Quer dizer, não basta simplesmente juntar as palavras ou símbolos: é preciso compreender a mensagem. A capacidade de leitura e compreensão é a principal característica do Enem.

 

Competência 2: Compreender fenômenos
Esse eixo avalia a capacidade de “construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas”. Em outras palavras, espera-se que o aluno utilize seu conhecimento das diferentes áreas do estudo de forma combinada para entender os acontecimentos e o mundo que o cerca.

 

Competência 3: Enfrentar situações-problema 
O terceiro eixo do Enem espera que você possa “selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema”.

 

Competência 4: Construir argumentação
Esse eixo exige que o estudante seja capaz de “relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente”.  Assumir um ponto de vista e defendê-lo com argumentos são habilidades esperadas não só para a redação, como também para algumas questões objetivas.

 

Competência 5: Elaborar propostas
O último eixo diz respeito a “recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural”. Muito importante na redação, também aparece em questões objetivas.

 

Fonte: Guia do Estudante

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Medo de matemática tem origem cultural e traz consequências negativas

27/07/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo