BLOG

Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Como Ajudar seu Filho?

18/09/2017

 

A transição dos alunos nessa fase, do ensino fundamental para o médio, é complicada por estar completamente relacionada aos momentos da vida pessoal dos próprios adolescentes, no que diz respeito a mudança de comportamento, no sentido de novas descobertas, como afirma Thiago, Gestor Educacional formado em psicologia, do colégio Elvira Brandão em São Paulo: ‘Tem a questão da sexualidade surgindo, o corpo desenvolvendo e muitos interesses que se quer buscar.” (BETTEGA, Thiago, 2016).

 

Os alunos estão saindo de uma fase mais tranquila, não existe pressão enquanto estão no ensino fundamental. Essa transição escolar é uma das mais complicadas das três fases que existem no âmbito escolar, segundo especialistas da área. Mudanças relacionadas à quantidade de matérias, carga horária, pressão pela chegada do vestibular, decisões acerca de futuras profissões e até mesmo o relacionamento com professores podem interferir, bem como por outro lado à questão da identidade deles: “Nessa fase da adolescência, o ser humano vai se construindo enquanto sujeito e a personalidade vai se formando. Isso, sim, é natural do desenvolvimento.” (DAUCH, Betina, 2016).

 

Existem também aspectos relacionados à quebra de laços, pois há situações nas quais os alunos mudam de escola. Alguns podem lidar bem, por sentirem mais liberdade e autonomia, mas para outros representa perdas de amizades, dificultando ainda mais. A entrada no Ensino Médio marca um novo mundo para os jovens, com novas responsabilidades e compromissos, por tal requer auxílio por parte dos pais.

 

O início da vida adulta requer atenção, nesse quesito a família, mas principalmente os pais, podem estar ainda mais presente, se acostumando a perguntar sobre a escola e como o filho está se sentindo em relação às mudanças. Mas tomando cuidados com exageros, é importante se mostrar interessado e disponível para dialogar, porém sem pressão. É fundamental também que nessa fase de escolhas os pais não projetam nos filhos um desejo que é dele, como afirma novamente Betina Dauch; “é importante à opinião sincera, porém não menosprezando as decisões e escolhas dos filhos.” O momento é torná-los adultos fortes, autônomos e responsáveis e também conversar sempre com antecedência, não deixar para as vésperas das provas.

 

É realmente importante o apoio dos pais, pois existe uma porcentagem significativa de alunos que não se adaptam bem a nova fase: “de acordo com o Censo Escolar de 2011, 18,1% dos jovens repetiram o 1º ano da última etapa da Educação Básica e 11% abandonaram a escola justamente nessa série - o que faz dela a campeã histórica de reprovação e evasão no país.” (Gestão Escolar, 2012).

 

Uma pesquisa realizada pela professora Maria Beatriz Paupério Titton, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao elaborar sua tese de doutorado, na qual acompanhou alunos do 1º ano do Ensino Médio em escolas de Porto Alegre, baseando-se em encontros nas quais eles comentavam sobre os sentimentos e desafios enfrentados na transição avaliou a percepção e o resultado mostrou que eles sentiam incapacidade para aprender novos conteúdos, porém a maior reclamação foi em relação à falta de acolhimento e atividade que proporcionam um maior convívio escolar.

 

A conversa dos pais com os filhos é fundamental. Auxiliá-los com a organização dos materiais, horários e incentivar a autonomia, fazem parte do processo: “Acompanhar os estudos e as tarefas pode colaborar e favorecer a segurança. Observar o resultado das primeiras avaliações e fazer junto com eles uma autoavaliação sobre o processo avaliativo é bastante significativo” (CAMPOS, Soraia, 2015).

 

Referências

 

BERNARDO, Juliany. 2016. Transição para o ensino médio: como ajudar os adolescentes?. Disponível em: <http://vilamulher.uol.com.br/familia/filhos/transicao-para-o-ensino-medio-como-ajudar-os-adolescentes-31566.html> Acesso em: 05 de setembro de 2017.

 

Blog dos colégios. 2016. A passagem do Ensino Fundamental para o Médio. Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-elvira-brandao/do-ensino-fundamental-para-o-medio/> Acesso em: 05 de setembro de 2017.

 

Novos Alunos. 2017. Transição escolar: amenizando a mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Disponível em: <http://novosalunos.com.br/transicao-escolar-amenizando-a-mudanca-do-ensino-fundamental-para-o-ensino-medio/> Acesso em: 05 de setembro de 2017.

 

RIBEIRO, Alice. 2012. Do Fundamental para o Ensino Médio: uma transição sem tumulto. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/311/do-fundamental-para-o-ensino-medio-uma-transicao-sem-tumulto> Acesso em: 05 de setembro de 2017.

 

PORTELA, Josiane. 2015. Como ajudar seu filho no início do ano letivo – do fundamental ao Ensino Médio. Disponível em: <http://www.paisqueeducam.com.br/2015/02/19/como-ajudar-seu-filho-inicio-ano-letivo-fundamental-ao-ensino-medio/> Acesso em: 05 de setembro de 2017.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Medo de matemática tem origem cultural e traz consequências negativas

27/07/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo