BLOG

Não passei no ENEM, e agora?

18/01/2018

 

Não passou no Enem e está se sentindo perdido ou perdida sobre o que fazer a partir de agora? Ei, senta aqui, vamos conversar sobre esse momento em que a maioria das pessoas pensam que é o ponto final da vida: o fato de não ter sido aprovado no Enem para a tão sonhada vaga. Sim, temos a plena consciência de que não passar o quanto antes nos vestibulares deixa aquela sensação de frustração e fracasso e esse é o primeiro pensamento que devemos deixar de lado. Você não foi e nem é uma pessoa fracassada, esse apenas não era o tempo certo.

 

Além de abandonarmos a ideia de “falhei miseravelmente”, precisamos entender que temos mais um semestre ou um ano pela frente para nos prepararmos ainda mais para as provas que demandam muita sintonia entre nós e nós mesmos. Não se desespere! Diferente do que estamos acostumados a pensar, você não vai perder tempo e, sim, vai aproveitar esses meses estudando para tentar novamente, mudando alguns hábitos os quais você acredita que anteriormente não deram certo e descobrindo novas formas de aprender.

 

Uma outra coisa mega importante e que todos deveriam saber: sua nota não te define. É exatamente isso, você sabe o quanto se dedicou para conquistar uma vaga, sabe dos seus sonhos, das suas metas e dos caminhos que percorre para alcançá-las, certo? Não são números que vão desmerecer seus passos até aqui, eles não carregam uma biografia sobre você. Faça deles um medidor relacionado às áreas que precisam de mais atenção, pode ser uma ótima forma de começar os planos de estudo, por exemplo.

 

Sabemos das cobranças que partem de todos os lados, desde aquele que vem de nós mesmos, dos nossos desejos e até aquela cobrança que aparece nos almoços em família, na roda de amigos e parecem nos perseguir em cada cantinho. Sim, é chato e muitas vezes acabam nos desmotivando ainda mais, porém, lembre-se, você não precisa mergulhar nessa onda, ok? Respeite o seu tempo, o seu limite e insista no seu sonho. Parece clichê, mas as coisas acontecem exatamente no tempo certo em que devem acontecer, afinal, ninguém disse que seria fácil.

Esse é um ótimo tempo para se reorganizar, redescobrir e se reinventar em meio aos conteúdos e costumes. É tempo de conhecer infinitas novas possibilidades, embora insistam em nos dizer que não, nem sempre o sucesso gira em torno de uma faculdade, precisamos nos disponibilizar a conhecer o universo de oportunidades que o universo nos oferece. Ah, e claro, não se esqueça que tirar um tempo para nosso lazer é tão importante quanto nos dedicarmos aos estudos, lembra da sintonia que falamos acima? É isso, cansaço físico e mental não colaboram em nada. E sabe aquele tal foco? Então, mira no objetivo, respira fundo e vai, um mundo inteiro de sucesso está à sua espera e por aqui estamos torcendo por você!

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Medo de matemática tem origem cultural e traz consequências negativas

27/07/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo