BLOG

Por que é tão importante se preocupar com a sua saúde mental enquanto se prepara para o vestibular?

16/02/2018

Agora que o ano começou mais que real oficial, tanto para quem foi do Unidos do Taca Glitter quanto para aqueles do bloco Vila do Netflix. Pois bem, nem só de folia e sofá vive o ser humano, é preciso ter um equilíbrio, certo? E por falar em equilíbrio, viemos pontuar diversas coisinhas que o envolve em nossa jornada de estudos e que muitas vezes sequer imaginamos.

 

É o seguinte: sabemos que as questões voltadas para saúde mental têm sido bastante comentadas em todas as esferas da vida, porém pouquíssimas vezes sabemos onde realmente esses efeitos se instalam em nós quando, por exemplo, não conseguimos mais assimilar conteúdos, ou, falando de uma forma mais branda, onde nos atinge no quesito estudo. Parece um tanto óbvio, mas não é. Por isso, resolvemos falar com vocês um pouquinho mais sobre e dar dicas que te ajudarão nessa missão.

 

1) Uma noite bem dormida é uma mão na roda para um bom desempenho

Epa! Mas, calma, não vai passar o dia dormindo! O sono é parte fundamental de uma vida saudável, preze para que esse hábito seja mantido com qualidade. A falta de qualidade no sono pode atingir diretamente o sistema nervoso, o autoimune, cardiovascular, digestivo, imunológico e até o respiratório.

 

É necessário trabalhar a ideia de que a mente, em algum momento, vai precisar diminuir o ritmo. Meditação e uma boa alimentação podem colaborar com isso.

 

2) Faça atividades que te tirem o estresse

Na adolescência passamos por uma mistura de hormônios inconstantes, a “necessidade” de passar no vestibular, mirar na profissão que nos tornará pessoas bem sucedidas daqui alguns anos. Tudo isso vem acompanhado da necessidade de precisar equilibrar tudo isso com a vida social, que também é mega importante, e manter a sanidade mental.

 

Ufa! Sim, porém em meio a tudo isso, o estresse chega também num combo que interfere em nosso raciocínio, autocontrole e memória. Claramente, grandes empecilhos para uma boa aprendizagem. Esportes, dança e teatro são grandes opções, afinal, precisamos estar o quê para aproveitar os estudos? Isso mesmo, plenos!

 

3)  Estude com quem te entenda

Em meio ao caos, temos dificuldades de encontrar lugares, pessoas e maneiras que nos ajudem a segurar essa barra que é lidar com esse momento que tanto parece tumultuado. Ter um lugar de estudo que te dê conforto e te faça acreditar em você mesmo nesse momento importante é fundamental.

 

Precisamos ter consciência do quanto somos capazes e ter o hábito de traçar metas que nos façam descobrir o melhor caminho. Somos capazes de tudo, acreditem!

 

Visando a qualidade mental e os ótimos resultados dos estudantes, a Reciclagem Educacional trabalha com o método DeRose, que trabalha com gerenciamento emocional e poder de concentração e com o ADI (Análise de Desenvolvimento Individual), que mira como objetivo o autoconhecimento dos alunos, controle de ansiedade e desenvolvimento de metas.

 

E aí, bora manter o controle emocional e o conteúdo em dia?

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Medo de matemática tem origem cultural e traz consequências negativas

27/07/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo