BLOG

Porquê você precisa saber a relevância da cultura indígena!

19/04/2018

 

 

Entre tantas aulas de história, muito ouvimos falar sobre os indígenas, no entanto, o que percebemos é a questão do desinteresse em nos informarmos mais em relação às questões indígenas, são elas: a questão da educação, de territórios e ações que incentivam a continuidade da cultura.

 

A falta de informação nos atinge hoje da mesma maneira que atingia durante a época da descoberta do Brasil, onde os europeus foram participantes do genocídio indígena no País. Acontece que hoje temos um mar de informações que nos permitem eliminar a ideia de que os indígenas são selvagens e parte do folclore brasileiro. Eles existem, são gente como a gente e têm seus direitos - como à terra, por exemplo - assegurados pela Constituição de 1988. Os direitos indígenas importam e a batalha por eles deveria partir de todos os brasileiros.

 

Você sabe o porquê da institucionalização do Dia do Índio? Bom, em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano com o intuito de tratar dos problemas relacionados com a situação dos povos indígenas nas Américas. No Brasil, somente três anos após a realização do Congresso, devido intervenções formuladas por Marechal Rondon que 19 de abril foi instituída como Dia do Índio; e, no governo de Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei nº 5.543 de 2 de junho de 1943 foi tornado obrigatório.

 

Apesar de ter uma data de “comemoração”, o caminho para que as políticas indígenas sejam discutidas, colocadas em prática e verdadeiramente asseguradas, ainda é longo. Mais que um dia para pensar nas criancinhas saindo da escola vestidas de índios é necessário pensarmos adiante, pensarmos em como tornar eficientes os instrumentos de proteção ao indígena e suas terras, o acesso à educação, saúde e saneamento; não como a fantasia de carnaval do ano que vem, por exemplo. Respeitemos!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Medo de matemática tem origem cultural e traz consequências negativas

27/07/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo